Um Manifesto da CD2 Retail Tech no mês delas por mais mulheres na área de TI

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), apenas 20% da área de TI do Brasil é representada por mulheres. A falta de representatividade do gênero nas empresas de tecnologia, além da diferença e desigualdade social, é confirmada por esse e pelos próximos números:

  • O Fórum Econômico Mundial aponta que apenas 36% de quem se forma na área de tecnologia em todo o mundo são mulheres
  • Sendo que somente 25% atuam no setor (ainda de acordo com o Fórum). 

Os dados mostram alguns dos motivos que fazem as mulheres desistirem de seguir carreira em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Afinal, são muitas as dificuldades encontradas por elas no mercado de trabalho, como o estereótipo social e cultural brasileiro que aponta que intelecto e computadores não são para meninas.

O que você quer ser quando crescer?

Essa segmentação de gênero começa já na fase inicial da escola, desencorajando as meninas a cursarem disciplinas em exatas e ciências, e se estende em relação às carreiras.

A escolha das meninas por profissões estereotipadas pode ser vista em um estudo realizado pela ONG Liga da Educação. 

Na ocasião, diversas meninas tiveram que responder o que gostariam de ser quando crescessem, e a maioria respondeu “atrizes, estilistas ou professoras”. A pergunta seguinte foi, e se elas fossem meninos? Muitas mudaram suas respostas iniciais para opções de vida como médica, astronauta e policial.

O estudo reforça como os estereótipos de gênero afetam o que as meninas e os meninos escolhem como futuras profissões. Nesse sentido, é possível notar claramente como o machismo estrutural também faz mal para homens e meninos, que se veem obrigados a ocupar posições e cargos tradicionalmente masculinos, como engenheiros, para reforçar sua masculinidade. 

NOSSO MANIFESTO

Acreditamos que as mulheres enxergam além do óbvio.
Que elas podem e MERECEM estar onde quiserem estar. Mais do que cuidadoras, elas são criad

oras de novas realidades, tecnologias e possibilidades.

Entendemos que a diversidade é fundamental para a inovação e que a inclusão de mulheres na TI traz uma perspectiva valiosa para a solução de problemas complexos.

As mulheres vivem na pele os maiores desafios que podemos enfrentar, e mais do que tudo, isso as torna aptas a conquistarem o mundo dentro e fora da Tecnologia.

Sempre equilibrando mil desafios entre a vida pessoal, profissional, acadêmica e a maternidade. Mas jamais perdendo de vista a sua autenticidade.
A humanização é a chave que o mercado precisa, e nisso, as mulheres são phD.

Queremos abrir caminhos para as gerações futuras de mulheres na TI. Queremos criar uma cultura que encoraje a curiosidade, a criatividade e o desejo de aprender.

É isso que precisamos.
Por mais mulheres na área de TI, no mercado do Varejo e em posições de liderança.

E nós temos muito orgulho de todas que fazem parte desse movimento com a gente. Nesse mês de março, iremos compartilhar um pouquinho quem é cada uma delas que fazem acontecer por aqui.

É nisso que acreditamos e botamos fé.
MULHERES FAZEM TUDO! 💪