A APAS SHOW 2024, a maior feira de alimentos e bebidas para supermercados da América Latina, reafirmou seu status como um evento imperdível para o setor varejista. E na sua 38ª Edição, a CD2 teve a oportunidade de marcar presença através do “Espaço das Startups”. Um espaço dedicado a apresentar empresas que promovem inovação e tecnologia como solução para a área.
Este ano, vários temas se fizeram presentes no APAS SHOW, e o que se destacou, seja nos estandes presentes em 6 pavilhões, no Congresso ou Fóruns, foi a ênfase na inovação e na transformação digital para o sucesso do varejo. Algo que ressoou fortemente entre os mais de 140 mil visitantes e 850 expositores.
Por aqui, nós captamos e elaboramos as 3 principais tendências percebidas na APAS SHOW 2024 que irão transformar o varejo.
Acompanhe abaixo 🙂
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1. Integração Digital e Omnichannel
A crescente integração entre os canais físicos e digitais continua sendo uma tendência dominante no varejo. Assim, a chamada integração omnichannel ou omnicanalidade, permite uma experiência de compra mais coesa e fluida, onde os consumidores podem transitar entre o online e o offline. Além disso, garante também, o aumento das vendas enquanto reduz os custos operacionais.
Em média, empresas com estratégias omnichannel retêm 89% dos seus clientes. Em contraste com os 33% de retenção de empresas que não exercem a operação multicanal.
Ainda pensando na operação omnichannel, o mobile commerce (M-commerce), aquele em que as compras acontecem através de dispositivos móveis, tem uma tendência de crescimento constante. Em 2023, o mobile commerce representou 60% das vendas digitais e prevê-se um crescimento de 40% em 2024.
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2. Inteligência Artificial e Big Data
Entre as novidades apresentadas durante o evento, a automação, apoiada pela inteligência artificial (IA), está transformando o setor varejista ao personalizar a experiência de compra, otimizar o gerenciamento de estoque e melhorar o atendimento ao cliente.
O uso de robôs para tarefas operacionais, como gestão de estoque e reposição de gôndolas, está se tornando mais comum, aumentando a eficiência e reduzindo custos operacionais.
Outra tendência com potencial para impulsionar o setor varejista é o Big Data, estratégia que visa o uso inteligente dos dados, otimizando a experiência de compra e permitindo uma melhor tomada de decisão. Além disso, é uma grande vantagem competitiva em relação à concorrência.
A Netflix, por exemplo, uma big player do entretenimento, aproveita continuamente os dados dos clientes para personalizar o seu conteúdo e recomendações. Além disso, players do mercado de tecnologia para o varejo vem apresentando, a cada ano, mais soluções que se utilizam dessa inteligência.
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3. Inovação Ágil
Com a tecnologia presente em todos os negócios e áreas da empresa, ela também conquista vários setores, inclusive os supermercados. Assim, outro tema também fortemente comentado na APAS SHOW 2024 foi a disrupção e a inovação ágil.
Uma cultura ágil acredita na valorização dos indivíduos, na priorização do funcionamento de sistemas, na colaboração junto ao cliente. E principalmente, na capacidade de responder rapidamente às mudanças, em lugar de se manter engessado a um plano.
Nesse sentido, a inovação ágil ganha espaço na realidade dos supermercados para impulsionar e acelerar as respostas às demandas dos clientes.
A CD2 se orgulha em ser uma empresa que acredita e implementa metodologias ágeis, apoiando varejistas na geração de valor através da inovação. E assim, cultivando e direcionando uma mentalidade ágil. Ao mesmo tempo fazemos isso também internamente, treinando as pessoas para serem ágeis, reconhecendo o seu papel e colaborando para a fluidez das atividades.
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Conclusão
Essas tendências destacam a importância da adaptação contínua às novas tecnologias e ao comportamento do consumidor. Incorporar essas práticas pode não só melhorar a eficiência operacional, mas também aumentar a satisfação do cliente e a reputação da marca.
A APAS SHOW 2024 não apenas consolidou seu papel como um ponto de encontro crucial para o setor, mas também como um catalisador de transformação. O evento gerou um volume significativo de negócios e proporcionou uma plataforma valiosa para networking e troca de conhecimentos.
E a CD2 Retail Tech, com sua expertise e serviços, se orgulha profundamente em fazer parte desse momento tão valioso. Conte conosco para impulsionar o seu negócio rumo a um varejo mais ágil e inovador.
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