O ano começa e traz com ele um calendário com as datas que mais vendem no Brasil, que são foco de todo empreendedor do varejo; veja aqui quais são elas e se prepare para aproveitar as oportunidades em 2023!
Saber de cor as datas que mais vendem no Brasil é uma estratégia essencial para todo empreendedor do varejo. Sejam eles donos de negócios presenciais ou digitais, ter essas dicas de vendas e quais os feriados mais lucrativos em mente faz toda a diferença no faturamento.
Afinal, em determinadas épocas do ano, os negócios costumam decolar. E estar preparado para isso, com ações de vendas, um mix de produtos sazonais e opções como cashback, entre outras ações de CRM, com certeza encanta e fideliza os clientes.
Datas que mais vendem no Brasil: descubra as de 2023
O Brasil é um dos países com mais feriados e datas comerciais no mundo: apenas em 2023, serão 9 feriados nacionais e 4 prolongados.
Confira a seguir as 11 datas que mais movimentam o varejo e prepare suas ações promocionais com antecedência:
- Volta às aulas: entre janeiro e fevereiro
Seja de forma informativa, com conteúdos e dicas aos pais, ou com promoções, você pode ir gerando um buzz nas redes sociais da sua marca varejista. Dicas de lancheiras saudáveis, opções de lanches práticos e nutritivos, entre outros, são ótimos para conversar com seu público nessa época.
O resultado? Ela com certeza será lembrada na hora de o cliente ativamente fazer suas compras para as voltas às aulas. Criar packs de venda para esse momento é o ideal para aumentar o ticket médio dos produtos e também destacá-los em seu PDV.
- Carnaval: 21/02/23
Se o ano só começa depois do Carnaval, as ações promocionais para essa que é uma das datas que mais vendem bebidas no Brasil devem começar bem antes disso!
O que não faltam são “ganchos” de venda: dá para usar o mote dos bloquinhos, pré-carnaval, férias, encontros entre amigos…e outras formas de destacar as promoções e opções que o seu varejo oferece para os foliões. Nesse momento, ações promocionais em seu e-commerce podem ser valiosas.
- Dia do Consumidor: 15/03/23
Ele merece, ele merece: o Dia do Consumidor também é uma das datas que mais vendem no Brasil porque faz todo o sentido privilegiar aquele que é o motivo do sucesso de qualquer negócio.
A tecnologia é uma grande aliada nessa hora: com ferramentas como Data Base e chatbots, você consegue saber as preferências dos seus consumidores e usar isso a seu favor para oferecer o melhor presente.
Ponto para o #CustomerExperience!
- Páscoa: 9/04/23
Sabia que as grandes marcas de chocolate fazem as apresentações das novidades do ano já em janeiro para a imprensa e para os principais players?
Assim, os varejistas já sabem o que poderão apresentar aos clientes.
E, claro, qual a melhor forma de fazer isso? Ficar de olho nas tendências e preferências da geração Z, que vão muito além do TikTok, farão o seu negócio aproveitar essa data para vender mais. Ações de CRM podem ser uma boa pedida para se relacionar com seu público.
- Dia das Mães: 14/05/23
Só em 2022, as vendas do Dia das Mães movimentaram R$ 5,3 bilhões em shoppings, nessa que é uma das datas que mais vendem no Brasil.
Sabendo desse potencial gigante, criar campanhas personalizadas com antecedência é sinônimo de sucesso nas vendas.
Lembrando sempre da palavra que vem definindo o marketing e vendas nos últimos anos, personalização.
Hoje, há diversos tipos de maternidade e todas elas merecem ser contempladas: as mães solo, as mães empreendedoras, as mães freelancers, as esportivas, até as mamães de pet podem ser homenageadas nesse momento!
Seu negócio tem contemplado todas elas? A dica é explorar essa diversidade na sua campanha.
- Dia dos Namorados: 12/06/23
Viva o amor e todas as possibilidades que ele oferece ao varejo! Você com certeza já conhece essa história: no mundo todo, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim. Mas, no Brasil, por conta da ausência de uma data comemorativa entre o Dia das Mães e o Natal, o publicitário João Dória, pai do ex-governador de mesmo nome de São Paulo, “inventou” a celebração em 12 de junho.
E claro, seu varejo deve abraçar essa oportunidade para vender mais.
Já pensou em utilizar dados do seu CRM para criar eventos exclusivos, como degustação de vinhos e proporcionar uma experiência única para os seus clientes?
- Dia dos Pais: 13/08/23
Assim como no Dia das Mães, explorar todas as possibilidades e diferentes perfis de paternidade é uma estratégia de vendas assertiva.
O famoso “compre 1, leve 2” pode abranger os presentes dos papais, padrastos e vovôs, nos mais diferentes formatos de família, por exemplo.
Assim, todos saem ganhando, o seu negócio, principalmente!
- Dia das Crianças: 12/10/23
Para os pequenos, essa data é aguardada o ano todo. Apesar de ser próximo do Natal, aproveite essa oportunidade a favor do seu varejo e ofereça promoções e opções com cashback, assim, o cliente com certeza retornará!
Nessa data, a venda de cestas personalizadas para o público infantil é sucesso.
- Black Friday: 24/11/23
Uma das datas mais esperadas, a Black Friday merece um espaço no seu planejamento desde já.
Ações exclusivas no e-commerce são ótimas opções, já que o público estará atento a compras online. Essa é uma ótima oportunidade para explorar seu CRM e criar campanhas o mês inteiro no seu App de descontos.
- Natal: 25/12/23
- Ano Novo: 31/12/23
As festas de final de ano mexem com a gente e com o varejo como um todo, não tem jeito! Mesmo aqueles que prometem que vão economizar, de repente se veem caindo na empolgação que essa época do ano promove, e quem ganha é o varejo!
Ofereça ofertas, cashback, ações integradas com seu e-commerce e loja física, frete grátis, e personalize bastante a experiência do seu cliente através da comunicação omnichannel.
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